TEMPO E CLIMA

Inmet descarta ciclone bomba e prevê nova onda de frio polar

Nova massa de ar polar chega à Região Sul no domingo (28) e derruba temperaturas; serras do Sul podem registrar -2°C já nesta sexta
Reprodução/Climatempo
Reprodução/Climatempo

O alerta que circulou nas redes sociais não se confirma: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descartou nesta quinta-feira (25) a ocorrência de um ciclone bomba no Brasil nos próximos dias. O que vem por aí é uma nova massa de ar frio de origem polar — fenômeno diferente, mas suficiente para derrubar as temperaturas, a começar pela Região Sul a partir do domingo (28).

“Essa massa de origem polar pode estar despencando as temperaturas, começando pela Região Sul. E, à medida que o sistema vai avançando, ela vai subindo mais um pouco. Mas não tem a ver com um ciclone bomba. Isso não se confirma nos prognósticos para os próximos dias”, afirmou o meteorologista William Fialho, do Inmet.

O frio já se faz sentir antes mesmo da chegada da nova frente. Nesta sexta-feira (26), os termômetros nas serras catarinense e paranaense devem marcar entre -1°C e -2°C. No sábado, as mínimas sobem ligeiramente, ficando entre 3°C e 5°C. No domingo, quando a nova massa polar efetivamente chegar, o alívio é maior: mínimas entre 9°C e 12°C.

Ainda assim, Fialho ressalta que este segundo episódio será menos rigoroso do que o atual.

“São dois episódios parecidos: o que está em curso e aquele que está por chegar. Só que em termos de temperaturas mínimas, vai ser menos intenso do que está acontecendo agora. A temperatura vai baixar, mas não ficará tão fria, principalmente na Região Sul, como a gente está presenciando agora.”

Norte e Nordeste fora do alcance da frente fria

Além do Sul, parte de São Paulo, do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais também devem registrar queda nos termômetros. Norte, Nordeste e boa parte do Centro-Oeste ficam fora do alcance da frente fria.

Compartilhar essa notícia