ZONA NORTE

Prefeitura realiza ações de combate à dengue neste sábado

Ações adiadas por chuva voltam ao cronograma; agentes visitarão duas USFs para eliminar criadouros do Aedes aegypti
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Marília retoma neste sábado (27 de junho) as ações de combate à dengue que foram adiadas pela chuva. As operações começam a partir das 8h30 na zona Norte da cidade. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o trabalho envolve duas Unidades de Saúde da Família (USFs) estrategicamente localizadas na região.

As ações, denominadas BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros), focarão em eliminar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti. A primeira USF fica na Rua Antonia Bergamini Sândalo, 35, conhecida como Jardim Renata “Dr. Celso Norikazu Tanahara”. Já a segunda localiza-se na Avenida Eliezer Rocha, 2.505, denominada Santa Antonieta III/Julieta.

A Prefeitura mobilizará uma equipe de 25 agentes de saúde e três supervisores para executar as operações. Além disso, motoristas acompanharão o deslocamento das equipes. Portanto, toda a estrutura está organizada para garantir eficiência no trabalho.

As ações vão além da simples eliminação de criadouros. Os profissionais orientarão moradores sobre medidas preventivas essenciais. Igualmente importante, ensinará como realizar vistoria semanal em casa. Dessa forma, cada morador aprende a identificar e remover recipientes que acumulam água.

Educação e prevenção são prioridades da campanha

A supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, reforçou a importância da colaboração comunitária. Segundo ela, os agentes estão sempre atentos aos locais de risco. Além disso, eles orientam os moradores sobre como fazer uma vistoria semanal em suas casas.

“Os nossos agentes e supervisores estão sempre atentos aos locais e a tudo que possa virar criadouro do Aedes aegypti. Eles também orientam os moradores de como fazer uma vistoria semanal em suas casas, eliminando tudo que possa acumular água. Desde já solicito que os moradores autorizem a entrada dos agentes para que o trabalho possa ser feito”, afirmou Talita.

A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, comemorou o controle da doença em Marília. Conforme ela, a cidade chega praticamente na metade do ano com números bem controlados. O município registra apenas 79 casos confirmados, nenhum grave e cinco com sinais de alarme.

“Estamos chegando praticamente na metade do ano e temos somente 79 casos confirmados, nenhum grave e apenas cinco com sinais de alarme. Isso mostra que o trabalho preventivo está sendo bem executado. Agradeço também à população que permite a entrada dos agentes de saúde para fazer o serviço. Além disso, o morador também pode colaborar, realizando uma vistoria semanal em suas casas”, completou Paloma.

Portanto, o trabalho preventivo realizado pela Prefeitura está surtindo efeito positivo. Igualmente, a conscientização da população colabora significativamente com os resultados. Assim, Marília mantém a dengue sob controle enquanto outras cidades enfrentam surtos preocupantes.

Compartilhar essa notícia