Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a região norte da Califórnia nesta quarta-feira (24/6). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o tremor às 8h16 (12h16 no horário de Brasília). O epicentro localizou-se no condado de Mendocino.
Mais especificamente, o fenômeno ocorreu a aproximadamente 11 quilômetros da comunidade de Redwood Valley. O terremoto apresentou profundidade de cerca de 8 quilômetros. Até o momento, as autoridades não registraram relatos imediatos de vítimas. Igualmente, nenhum dano significativo foi reportado.
Contudo, o abalo deixou consequências no fornecimento de energia. Aproximadamente 7,4 mil residências e empresas ficaram sem eletricidade no Condado de Mendocino. A plataforma PowerOutage.us, que monitora interrupções de energia nos EUA, confirmou esses dados.
Governador acompanha situação e mobiliza equipes
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado imediatamente sobre os detalhes técnicos do terremoto. Sua equipe emitiu comunicado tranquilizando a população sobre os impactos do tremor.
O gabinete do governador confirmou que acompanha a situação constantemente. Além disso, equipes trabalham em conjunto com órgãos de emergência. Portanto, o mapeamento de áreas afetadas prossegue em tempo real.
Técnicos da Defesa Civil dos EUA realizam inspeções em redes elétricas. Igualmente, avaliam outras estruturas de infraestrutura. Consequentemente, identificam possíveis danos causados pelo abalo sísmico. Dessa forma, as autoridades documentam todos os impactos para futuras análises.


