Dois terremotos devastadores atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) à noite. Os tremores registraram magnitudes de 7,5 e 7,2 na escala Richter. Conforme o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, o número de mortos subiu para 188. Igualmente, mais de 1.500 pessoas recebem atendimento hospitalar em condições críticas.
Os números oficiais, porém, não refletem a dimensão real da tragédia. Um site criado pela sociedade civil denominado Desaparecidos Terremoto Venezuela registra mais de 40 mil pessoas desaparecidas. A plataforma permite que a população insira dados como idade, sexo, estado civil e localização dos desaparecidos. Dessa forma, fornece informações que o governo ainda não disponibilizou.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) apresenta estimativa ainda mais alarmante. Segundo a entidade, o número de mortes pode variar entre 10 mil e 100 mil. O cálculo considera a população exposta nas áreas atingidas e a precariedade das construções. Portanto, a catástrofe pode ser muito maior do que revelam os números iniciais.
A destruição concentra-se na costa norte da Venezuela, na região de Morón, localizada a 160 quilômetros de Caracas. O estado de La Guaira é o mais afetado pelos tremores. Prédios inteiros desabaram. Casas e outras edificações foram danificadas irreversivelmente. Igualmente importante, oito hospitais sofreram impacto direto dos terremotos.
Hospitais transferem pacientes; Brasil sente os tremores
Os hospitais afetados obrigaram transferência urgente de todos os pacientes. As instituições de saúde não conseguem oferecer atendimento adequado em suas estruturas comprometidas. Assim, os doentes precisaram ser redistribuídos para outras unidades de emergência.
Os terremotos também foram sentidos em cidades brasileiras da Região Norte. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) confirmou a detecção nos estados de Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. Cidades como Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá registraram o abalo sísmico. Alguns municípios próximos também sentiram os tremores.
Marcos Ferreira, geofísico e pesquisador do SGB, explicou a gravidade das magnitudes.
“Esses valores indicam a liberação de uma enorme quantidade de energia. Além disso, quanto mais rasos os sismos, maior potencial e impacto, pois a energia chega de forma mais direta e rápida à superfície”, afirmou o especialista.


